Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Carta da CPT sobre a Romaria da Terra

COMUNICADO DA CPT/PR

Companheiras e companheiros das Romarias da Terra, organizações populares, movimentos sociais, Igrejas, CEBs, Pastorais Sociais, entidades...

“Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos cambaleantes; digam aos corações desanimados: sejam fortes! Não tenham medo!” (Is 35, 3-4a).

“Caminho que a gente é, caminho que a gente faz” era o lema do III Congresso da CPT Nacional, pois “não existe caminho, o caminho se faz ao caminhar”.

A história das nossas Romarias começou lá em Guaíra, no ano de 1985.

Em Romaria, o povo da esperança e da resistência mostra que “do Senhor é a Terra e tudo o que nela existe”. E, de lá para cá, chegamos à 25ª Romaria da Terra, que aconteceu em Adrianópolis em 2010, com o tema Território e Comunidades Tradicionais e o lema “Quilombo: Resistência de um Povo, Território de Vida”.

Em 2010, a CPT-PR se organizou para a escolha do tema e local da Romaria. O tema envolveria o agronegócio do pinus e do eucalipto, com seus impactos ambientais e sobre as populações locais. Não houve o apoio necessário para a confirmação dos locais indicados. Nada disso deve nos desanimar, mas nos levar a tirar lições e compromissos para que esse processo não venha a ser dificultado novamente.

A CPT-PR, como outras organizações, passa por uma crise econômica, política e de relações. Entendemos que a crise, se assumida, purifica das aderências que no decorrer do tempo se incrustaram em nós e ao redor, liberta energias que tornam a vida e a missão revigoradas, cheias de sentido, com novo olhar e coragem para dar resposta a seus desafios. Por isso, a CPT decidiu dar um tempo para olhar para si mesma, numa avaliação, que se soma ao processo avaliativo da CPT Nacional.

Diante disso, propomos que se realize alguma atividade mobilizadora e celebrativa, a partir do tema da Campanha da Fraternidade (Fraternidade e a Vida no Planeta) e do seu lema (“A Criação geme em dores de parto”), no tempo que for oportuno: em agosto, mês da romaria, em outubro, lembrando Francisco de Assis, ou em outro momento que for oportuno...

Toda contribuição no processo de preparação da próxima Romaria da Terra do Paraná, em 2012, será bem vinda.

"Se esperamos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos" (Rm 8,25). Esperança, que não é uma espera passiva, de nova história e nova sociedade, de “novo céu e nova Terra” (Is 65,17), redimida de tudo o que agride a vida, que ajudamos a construir e a celebrar a cada ano, nesses 25 anos em Romaria pelas terras do Paraná, semeando vida e colhendo libertação.

Nosso abraço fraterno e carinhoso a todos os romeiros e romeiras da terra!

Coordenação do Regional Paraná da CPT.

Curitiba, maio de 2011.


COMISSÃO PASTORAL DA TERRA-PR
Rua Paula Gomes, 703- 1° Andar- Bairro São Francisco.
CEP: 80.510-070
CNPJ: 02.375.913/0003-80
Fone: 41- 32247433