Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

9 de junho - Grande Marcha de 1000 Catadores e Catadoras e Marcha da Economia Solidária do Paraná

“Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” – Contaminação de Crianças por Agrotóxicos e Criança no Lixo, Nunca Mais

Grande concentração Praça Tiradentes

15hs

MARCHA de 1000 CATADORES E CATADORAS

e ECONOMIA SOLIDÁRIA DO PARANÁ

Fórum Paranaense de Economia Solidária

Solenidade com autoridades públicas na Praça Nossa Senhora da Salete com entrega de documento solicitando atendimento às reivindicações e aprovação de projeto de lei proibindo incineração de resíduos sólidos no Estado do Paraná tendo em vista a ratificação pelo Brasil da Convenção de Estocolmo e Entrega do Projeto de Lei da Economia Soidária ao Governo do Estado do Paraná pelo Fórum Paranaense de Economia Solidária do Paraná.


Dia 09 de junho
Mobilização Da Semana Mundial do Meio Ambiente, Mobilização Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis, Encontro Estadual de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, Mobilização do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Início – 15 horas – Grande concentração Praça Tiradentes
16h30m – MARCHA de 1000 catadores e catadoras até a Praça Nossa Senhora da Salete e da Economia Solidária do Paraná.

17:30h – Solenidade com autoridades públicas na Praça Nossa Senhora da Salete com entrega de documento solicitando atendimento às reivindicações e aprovação de projeto de lei proibindo incineração de resíduos sólidos no Estado do Paraná tendo em vista a ratificação pelo Brasil da Convenção de Estocolmo e Entrega do PL da Ecosol pelo Fórum Paranaense de Economia Solidária do Paraná.

MOBILIZAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
MOBILIZAÇÃO ESTADUAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
...
SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES CATADORAS

“Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” – Contaminação de Crianças por Agrotóxicos e Criança no Lixo, Nunca Mais

O capitalismo globalizado é tão rico – e tão desperdiçado – que milhares de pessoas vivem do que se joga fora... A população que hoje sobrevive da coleta de materiais recicláveis é um fenômeno mundial.

Em lixões, debaixo das marquises, nas ruas e viadutos, são claras as evidências da desigualdade social que rege as relações entre as classes. No Brasil, sem escola, crianças e adolescentes trabalham misturadas ao lixo; pais sem moradia e mulheres sem esperança constroem nas ruas ou nos lixões um lugar para “abrigar” seus filhos, num dia-a-dia sem perspectivas de futuro.

Pouco a pouco, no entanto, a sociedade percebe que o problema de suas sobras é grave. Não há mais onde jogar tanto lixo. E, ao mesmo tempo, aqueles que, há dezenas de anos vivem desse trabalho não reconhecido e, ao contrário, discriminado – catar do lixo os materiais reaproveitáveis – se organizam, começam a tomar consciência de sua importância social como precursores da reciclagem. Ainda são discriminados, mas já se organizam e reclamam por políticas públicas de proteção às suas crianças, muitas ainda na mais tenra idade.

O Movimento Nacional de Catadores sempre teve como uma de suas preocupações a inclusão dos catadores na gestão das políticas de tratamento de resíduos sólidos, apontando para a importância da inclusão de segmentos vulneráveis socialmente - entre os quais os catadores se incluem, como forma de promover justiça social e gerar renda e cidadania.

A ação dos catadores tem sido no sentido de organizar-se para romper com o atravessador: os depósitos, que compram material e os revendem às indústrias de reciclagem. Ao fazerem esta ruptura, os catadores rompem um ciclo de produção, o que exige deles conhecer e dominar o processo de seu trabalho: coleta, separação, prensagem, estocagem, venda.... Além disso, é necessário também mostrar, política e tecnicamente, a importância da coleta seletiva e da reciclagem, destacando não só sua importância ambiental, mas também sua dimensão social, econômica e cultural.
Agora se preparam para um passo mais ousado: estabelecer estreita parceria com o movimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente, articulando com este uma grande mobilização nacional, na qual se dê destaque para os grandes malefícios causados pelo trabalho precoce, em especial suas piores formas, como atividades insalubres e perigosas. A idéia surgiu quando se percebeu que a mobilização nacional catadores coincide com o dia mundial de combate ao trabalho infantil, restando oportuna a união de esforços para o bem comum. Da mesma forma surgiu dá a vontade de se realizar o II ENCONTRO DE MULHERES CATADORAS, líderes no âmbito no Movimento Nacional, antes de tudo mães e filhas, que igualmente pretendem a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O momento é oportuno: quando os mais de 190 países que integram a Organização Internacional do Trabalho se mobilizam para discussão do tema, quando o país todo se organiza para o mesmo debate, quando a Campanha da Fraternidade alerta para os reflexos das modificações climáticas, alertando que a manutenção do atual modelo de muita produção para poucos – e muito desperdício que garante a miséria de muitos, os catadores, em parceria com o movimento de defesa das crianças e dos adolescentes, levantam a voz e apelam por mudanças radicais de comportamento.

Além de pretender inserir no conjunto das discussões o tema dos materiais recicláveis e suas possibilidades de geração da cidadania, a mobilização pretende mostrar também que a vida pode ser diferente: solidária e sem miséria.

Articulando proteção ambiental e cidadania, reciclagem de vidas e objetos, os catadores dão forma a bandeiras históricas sustentadas pela sociedade: justiça social, preservação ambiental e qualidade de vida.



Nesta grande mobilização que acontecerá em Curitiba, Capital do Estado do Paraná, os catadores e catadoras com a sociedade civil organizada se unem e se manifestam contra a exploração do trabalho infantil.

Neste momento, a Comissão Estadual do Movimento dos Catadores de Materiais Recicláveis, o Fórum Estadual Lixo e Cidadania e o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil faz um convite às instituições, homens públicos e a todos os cidadãos para apoiar, participar e divulgar a realização deste evento, integrando deste modo uma rede de solidariedade contra a exploração do trabalho infantil.

São objetivos desta grande Mobilização:

• ERRADICAÇÃO DO TRABALHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA CATAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, NOS LIXÕES E NAS RUAS

• IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO SÓCIO-AMBIENTAL INTEGRADA E COMPARTILHADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, INCORPORANDO A PARTICIPAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL E A GARANTIA DE REMUNERAÇÃO DESTE TRABALHO

• MARCHA DE ABERTURA DO II ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES CATADORAS

• RECONHECIMENTO E APOIO ÀS ORGANIZAÇÕES DE CATADORES DE MATERIAL RECICÁVEL.

• PROIBIÇÃO DE INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO ESTADO DO PARANÁ

Fórum Lixo e Cidadania (41)33049001
Secretaria Executiva (41)30798620

Realização – Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis/Comissão Paraná
Fórum Lixo e Cidadania do Paraná
Fórum Erradicação do Trabalho Infantil do Paraná


Estarão participando do evento catadores e catadoras de todo o Estado, organizados pelo Fórum Estadual Lixo & Cidadania, além de mulheres catadoras de vários Estados brasileiros.

PROGRAMAÇÃO
“Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” – Contaminação de Crianças por Agrotóxicos e Criança no Lixo, Nunca Mais

Dias 07, 08 e 09 de junho de 2011
II Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis

Dia 09 de junho
Mobilização Da Semana Mundial do Meio Ambiente, Mobilização Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis, Encontro Estadual de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, Mobilização do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Início – 15 horas – Grande concentração Praça Tiradentes
16h30m – MARCHA de 1000 catadores e catadoras até a Praça Nossa Senhora da Salete
17:30h – Solenidade com autoridades públicas na Praça Nossa Senhora da Salete com entrega de documento solicitando atendimento às reivindicações e aprovação de projeto de lei proibindo incineração de resíduos sólidos no Estado do Paraná tendo em vista a ratificação pelo Brasil da Convenção de Estocolmo


Dia 10 de junho
Seminário “Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” – Contaminação de Crianças por Agrotóxicos e Criança no Lixo, Nunca Mais
09h – Solenidade de Abertura
09h30m – Palestra Dr. Saint-Clair Honorato Santos. Meio Ambiente e Agrotóxicos
10h – Debates
10h30m – Palestra Dra. Rosa Maria Salaib Wolff – Agrotóxicos e distúrbios neurológicos em crianças e adolescentes
11h – Debates
11h30m – Almoço
13h30m – Dra. Margaret Matos de Carvalho – Crianças e Adolescentes na Coleta do Lixo nas ruas e nos lixões
14h – Debates
14h30m – Palestra Marilza Aparecida de Lima – Presidente do Instituto Lixo e Cidadania e Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
15h – Debates
15h30 – Intervalo café
16h – Conclusões e redação das propostas
17h – Encerramento