Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Grito do Cerrado - Curso de Verão Goiânia

por Curso de Verão Goiânia

De 3 a 9 de janeiro de 2011, no Colégio Pré Universtário, em Goiânia, mais de 120 pessoas dos estados de Goiás, Tocantins, Pará, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, estiveram reunidas para a realização do XXII Curso de Verão de Goiânia, com a temática de estudo - Cerrado: Ocupação Humana, Resistência e Vida.

O Curso nos proporcionou uma visão ampla das diferentes fisionomias geográficas que compõem este bioma, todas elas com características únicas, marcantes e complementares umas às outras. A aparente pobreza de sua vegetação esconde uma riqueza ímpar, uma biodiversidade maior que a de outros biomas, como o amazônico. O curso nos mostrou que o Cerrado tem uma diversidade impressionante de plantas medicinais, de frutas de aspectos e sabores diferentes. E uma rica fauna. Mostrou-nos também a importância do bioma para o equilíbrio da vida no planeta e como fonte alimentadora dos mais importantes aquíferos do Brasil pois o sistema radicular da vegetação é profundo possibilitando a infiltração das águas das chuvas alimentando as águas profundas de onde brotam as nascentes de centenas e centenas de rios e riachos das mais importantes bacias hidrográficas do nosso país como a do São Francisco, Araguaia, Tocantins, Madeira, Teles Pires, da bacia amazônica, de outros rios formadores da bacia Paraná-Prata. O curso também nos fez conhecer que muitos solos do Cerrado se formaram sobre grandes áreas de areia.

E vimos como o Cerrado está sendo devastado numa velocidade estonteante pelo agronegócio para dar lugar às monoculturas da soja, da cana, do algodão, do eucalipto. O Cerrado está sendo cobiçado por grandes empreendimentos nacionais e internacionais para daqui arrancar, no menor espaço de tempo possível, lucros cada vez maiores. Antes mesmo de se conhecer toda a potencialidade e diversidade natural que o bioma encerra, ele vem sendo destruído como um bioma sem valor. E as comunidades que nele vivem, estão sendo pressionadas com uma violência incomum ou a deixarem seus territórios, ou a abandonarem suas práticas agrícolas para se integrarem no esquema de produção das monoculturas do agronegócio. A riqueza biológica e ambiental são jogadas no lixo para atender o decantado "progresso e desenvolvimento capitalistas".

Os resultados deste modelo de desenvolvimento são cruéis. Muitos rios e córregos estão secando, muitas áreas estão se transformando em bancos estéreis de areia, num processo rápido de desertificação, muitas comunidades rurais deixam de existir aumentando o cinturão de pobreza e miséria das médias e grandes cidades.

Os participantes do Curso de Verão Goiânia 2011, entendem que o Grito do Cerrado se torna a cada dia mais dramático e se perguntam, intrigados, por que a PEC 115/150, que propõem que o bioma Cerrado seja considerado patrimônio nacional, até hoje não foi aprovada? E, preocupados com a defesa da vida e do Cerrado recomendam que se observem os 10 Mandamentos do Cerrado:

1) Conheça as riquezas e belezas do Cerrado e o ame como fonte de vida e resistência;

2) Preserve as nascentes e mananciais de água existentes e recupere os já degradados;

3) Valorize e aproveite com responsabilidade os recursos naturais do Cerrado;

4) Respeite e valorize as tradições culturais dos povos do Cerrado, apoiando e fortalecendo a Agricultura Familiar na produção de alimentos orgânicos;

5) Combata o uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas que poluem águas e solos e destroem a saúde das pessoas;

6) Não te conformes com a degradação e destruição do Cerrado e a diversidade de sua fauna e flora;

7) Não admita que as árvores do Cerrado sejam utilizadas para a produção de carvão;

8) Não permita que o patrimônio do Cerrado seja pirateado para enriquecimento das indústrias de medicamentos e cosméticos;

9) Não aceite que o agronegócio se expanda sem limites e controle;

10) Não te deixes enganar pelas falsas promessas do desenvolvimento econômico.


Goiânia-GO, 09 de janeiro de 2011.
Os participantes do Curso de Verão - 2011