Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sábado, 11 de dezembro de 2010

5 Bandeiras de atuação pela educação brasileira

Movimento Todos pela Educação

As 5 Bandeiras são as seguintes:

1- Currículo: o país precisa ter um currículo nacional, com as expectativas de aprendizagem dos alunos por série/ciclo.

2- Valorização dos professores: o magistério deve ter uma formação adequada, com foco na aprendizagem dos alunos, além de contar com uma carreira mais atraente.

3- Fortalecimento do papel das avaliações: as provas aplicadas para medir a qualidade da educação devem orientar as políticas públicas e as práticas pedagógicas. Por isso, é necessário que elas forneçam informações aos professores e aos gestores sobre o que os alunos aprenderam e deixaram de aprender.

4- Responsabilização dos gestores: os gestores brasileiros devem ser apoiados, mas também responsabilizados pelo desempenho dos alunos.

5- Melhora das condições para a aprendizagem: o país deve ampliar a exposição dos alunos à aprendizagem por meio do cumprimento das quatro horas diárias obrigatórias e da ampliação do turno de ensino, com utilização do contraturno para reforço escolar e recuperação.

Para Priscila Cruz, essas medidas deveriam ser adotadas, paralelamente, às cinco metas defendidas pelo movimento. As Metas do movimento são as seguintes:

Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
Meta 4: Todo jovem com o ensino médio concluído até os 19 anos.
Meta 5: Investimento em educação ampliado e bem gerido.

Leia mais sobre as 5 metas.

[O Todos Pela Educação é um movimento que conta com a participação da sociedade civil, de gestores públicos de educação, da iniciativa privada e de especialistas. O principal objetivo é ajudar na garantia do direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil].

Movimento que conta com a participação da sociedade civil, de gestores públicos de educação, da iniciativa privada e de especialistas