Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Agora chegou a vez, vou cantar...

Como de costume, depois de votar no Colégio Pe. Machado, na 68ª secção da 6ª Zona Eleitoral do Recife, no bairro de Casa Amarela, eu dava meu plantão político-patriótico, indo e vindo pela Rua da Harmonia, de tempos em tempos, arrodeando pela Avenida Norte, na altura da tradicional Farmácia Bom Jesus... Os maldosos chamam isto de “boca-de-urna” e, realmente, os “serristas” incomodados, no mínimo, franziam a testa; alguns chegavam a agredir-me verbalmente:
-- Vai dormir, veio!

Trajando blusa vermelha, com os adesivos de DILMA, eu tinha ido pegar um dinheirinho no banco para poder pagar uma garrafa de água mineral, já que a jornada iria demandar a ingestão de muito líquido, em meio ao calor desidratante... De repente, e não menos que de repente, uma senhora me reconhece, sai do carro correndo e me entrega, na saída do banco, uma bandeira vermelha:
-- Foram as crianças que fizeram. Faço questão de entregar uma ao senhor!
Na bandeira, bordada com capricho, a inscrição: EU QUERO DILMA!, encimando um colorido coração.

Daí por diante, aquela bandeira tornou-se o brilho da minha militância, ao longo daquele dia de eleição, indo e vindo pela Rua da Harmonia: foi não foi, passava uma pessoa, às vezes, um grupo de pessoas, a pés ou de carro, e exclamavam com espontaneidade e prazer:
-- Eu também quero!
-- Nós também queremos!
-- É isso aí!

Mas a surpresa mais gostosa foi quando, de novo, de repente, pàra outro carro, repleto de gente “avermelhada”, e sai pra fora, a muito custo, uma anciã de oitenta e tantos anos, nada menos que para me dar um abraço, beijar-me e fazer-se fotografar comigo. Dona Quinha, da Macaxeira, a devota de São Jerônimo, em cuja honra celebramos todo 1º de Maio, lá na Rua Maria Amália... Dona Quinha, repito, na maior emoção, me encara e profetiza:
- “Mulher brasileira, em primeiro ligar”!
Conduzida carinhosamente pela família, acabara de realizar aquilo que para ela, naquele II turno particularmente, era motivo de grande honra e imensa satisfação: votar numa Mulher para Presidente do Brasil!

Creio que Benito de Paula, ao compor a canção em homenagem à Mulher Brasileira, jamais imaginara a dimensão que suas proféticas palavras um dia haveriam de alcançar. Realmente,

<>

Na verdade, a eleição de DILMA ROUSSEFF, pelas palavras mesmas do seu primeiro discurso como Presidenta eleita, representa uma mudança de paradigma:

<>

Agora, sim, para o Brasil, chegou a vez da Mulher. E vamos poder agradecer a Deus: não, porque a mulher seja ou queira ser melhor ou maior que o homem, mas porque ela é diferente, e o país vai poder, com certeza, beneficiar-se da riqueza dessa diferença. Nossa esperança é de que a força da intuição, o cuidado com a vida, feito de ternura e firmeza, a qualquer custo, com prioridade para o mais frágil, a superação de todos os preconceitos e discriminações, passem a governar este país, por muitos e muito anos.

Ela fará a sua parte. Caberá às demais mulheres e a toda a sociedade fazerem a sua parte também.

Recife, 1º de novembro de 2010 – Dia de Todos os Santos
Reginaldo Veloso,
Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs
Assistente Regional do Movimento de Trabalhadores Cristãos
- MTC