Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Coletiva: Gabriel O Pensador em Maringá

Com a participação do cantor Gabriel o Pensador, acontece em Maringá neste domingo o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento é organizado pela Pastoral da Juventude para comemorar a data e reivindicar direitos dos jovens. A programação terá início às 13h30 na praça da paróquia São José Operário, na Vila Operária.

No sábado, às 9h da manhã, o cantor vai conceder uma entrevista coletiva para a imprensa no conjunto Requião. Ele vai conhecer o Ceducarte, um projeto social organizado pela comunidade e mantido com a doação de empresários, que atende cerca de 300 crianças, adolescentes e jovens da periferia de Maringá com oficinas oficinas de educação, cultura e artes e cursinho pré-vestibular. O Ceducarte fica na Praça Miguel de Oliveira, s/n, esquina com a Avenida Franklin Roosevelt.

Gabriel O Pensador se apresenta em Maringá neste domingo

Escolhido pelos jovens para se apresentar no Dia Nacional da Juventude (DNJ), evento da Igreja Católica que acontecerá neste domingo (24) em Maringá, o cantor Gabriel O Pensador fará uma palestra-show na praça do antigo aeroporto.

O assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre Adacílio Félix de Oliveira, explica que a intenção de trazer o rapper é para atrair a juventude que ainda não participa da Igreja. “Não basta ser uma banda ou cantor famoso, o ideal é que tenha uma mensagem para passar”, frisou.

Segundo a coordenadora arquidiocesana da Pastoral, Renata Requena, o convite também foi motivado pelo lado ativista de Gabriel. Ele fundou na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, a ONG Pensando Junto, um projeto social, educativo e cultural que atende a crianças e jovens, oferecendo acesso à cultura, educação, lazer, alimentação, acompanhamento médico, odontológico e psicológico.

A ideia dos jovens ganhou apoio da Igreja local, que definiu em sua última assembléia tratar a juventude como uma das prioridades do plano de ação evangelizadora. “O DNJ não é só para os que estão nos grupos. Os jovens que já estão engajados devem chamar outros jovens”, comentou o arcebispo metropolitano de Maringá, Dom Anuar Battisti.
Missa e trio elétricoRealizado em todo o país pela Pastoral da Juventude da Igreja Católica, o DNJ está completando 25 anos. Na edição deste ano o tema central é a preocupação da Igreja com a vida dos jovens brasileiros. “As estatísticas nos assustam pelo número de jovens que são exterminados pelos vícios, pelas drogas, pela falta de oportunidade”, lembrou o arcebispo, destacando as estatísticas que colocam os jovens como principais vítimas da violência no país.

A programação terá início às 13h30 na praça da paróquia São José Operário, na Vila Operária. Após a mística de abertura, Dom Anuar Battisti, vai presidir uma celebração eucarística. Em seguida, animado por um trio elétrico, o público fará uma caminhada pela paz até a praça do antigo aeroporto de Maringá, onde haverá show com a banda Tropa de Elite e palestra-show com o cantor Gabriel O Pensador.

HistóriaO Dia Nacional da Juventude começou após a ONU decretar 1985 como Ano Internacional da Juventude. Deste então, acontece em todo o país e cada diocese tem a sua maneira particular de organizar a atividade.

Além de evangelizar e comemorar o dia dedicado aos jovens, o DNJ pretende ajudar na reflexão sobre a situação da juventude na sociedade, buscando fomentar valores e ações que promovam a paz e ofereçam condições adequadas para o desenvolvimento humano.

Neste ano, o tema, DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história, comemora o jubileu de prata do evento. Já o lema,Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência, destaca a situação dos jovens no Brasil, apontados por vários estudos e pesquisas como as principais vítimas da violência.

NúmerosDe acordo com as estatísticas, homens com idade entre 15 e 24 anos, negros e pobres são as maiores vítimas de violência no Brasil. Com uma taxa de até 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens, o Brasil é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo, atrás de Colômbia e Venezuela. A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil divulgado pelo Instituto Sangari, com base em dados coletados entre os anos de 1997 e 2007.

Segundo relatório da Ritla - Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, no Brasil morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio. Um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes e jovens brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.

Relatório da ONU publicado em 2006 revela que em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos assassinados no Brasil, sete são negros. Mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha.
Dia Nacional da Juventude
Data: Domingo, 24 de outubro
Horário: das 13h30 às 20h
Abertura: Praça da Paróquia São José Operário, Vila Operária
Encerramento: Praça do antigo aeroporto de Maringá

Programação
13h30 Concentração
14h Mística de abertura
15h Santa Missa com Dom Anuar Battisti
16h Caminhada pela Paz, Trio Elétrico, Max Acústico
18h Banda Tropa de Elite
19h Gabriel O Pensador
20h Encerramento

- Contatos para a imprensa
Padre Adacílio Félix de Oliveira: 9951-1209Assessor Eclesiástico da Pastoral da Juventude

Renata Requena Aparecida Gimenes: 9936-2059Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Juventude

Luiz Fernando Rodrigues: 9141-4250Assessor leigo da Pastoral da Juventude

Gelinton Batista da Cruz: 9904-3445Imprensa Pastoral da Juventude