Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Carta de Dom Anuar aos jovens

QUERIDO/A JOVEM…

Ultimamente ando muito atento a você. Meu coração de pastor e bispo me faz sentir muito próximo de você, porque em você mora uma sinceridade muito grande, um desejo de se entregar a algo que realmente valha à pena. A gente conhece uma pessoa pelos olhos, e nos olhos dos jovens há algo que ninguém mais tem, o encanto pela vida. Às vezes gasto tempo observando seus movimentos, suas ideias, seus sonhos, e fico impressionado com tanta energia e força que têm. Mas confesso, às vezes fico muito preocupado. São somente preocupações de alguém que o ama e quer o seu bem.

Gostaria de poder partilhar com você sobre o mundo das tecnologias eletrônicas. A internet, o celular, o vídeo-game, e tantos outros instrumentos eletrônicos que invadiram nossas vidas. Não há dúvida de que sejam coisas boas para a humanidade. Imagine o quanto tudo isso não facilitou a comunicação social, reduziu custos e tempo nas relações sociais? O mundo mudou com estas tecnologias e nunca mais será o mesmo.

A minha preocupação está no lado perverso e traidor que, inocentemente, estas novidades nos impõem. E em especial atenção aos MSN´s, Blogs, Twiter, Orkut, etc. Evidentemente, esses meios criam espaços de amizades virtuais, discussões de ideias e redes de comunidades por interesses afins. Cuidado jovem, ouça o meu conselho de amigo: Não reduza sua vida ao mundo da virtualidade. A vida é muito mais que isso!

Hoje em nossos dias a rapidez das máquinas eletrônicas pode causar em você o risco da intolerância. Você já se deu conta de que talvez já não tenha mais paciência para escutar o outro, para esperar na fila do supermercado ou do trânsito? Ao telefone, não raras vezes, é agressivo e sem paciência? Pior ainda, não tolera o jeito “devagar” dos mais idosos, e talvez dos próprios pais? O outro que está ao nosso lado não é máquina, é ser humano, e por esta condição, tem sentimentos e afetos que normalmente ignoramos.

Outro risco trazido pelas máquinas é o de você viver num mundo particular, sem interagir fisicamente com pessoas humanas. A consequência imediata disso é não saber depois lidar com o trabalho em equipe, tornar-se autoritário e egocêntrico. A interação excessiva com as máquinas pode atrapalhar o seu espírito comunitário, de membro de uma comunidade humana.

Outra situação é você ser um jovem vazio de conteúdo. Estas tecnologias têm tantas informações, notícias, emoções, e aqui de forma especial, a internet, que já não sabemos mais o que é verdadeiro ou falso. O excesso de informações não é, necessariamente, conhecimento humano e sabedoria. Você terá grandes chances – se não gastar tempo na reflexão e raciocínio das informações – de fazer parte de uma geração apática, indiferente ao mundo, sem saber fazer uma crítica à sociedade, às pessoas e, de viver na ingenuidade humana, na superficialidade das relações, num mundo medíocre.

Querido jovem, onde encontrar o caminho certo num mundo tão cheio de contradições? A resposta não é muito difícil de ser dada. Abra-se ao outro, entregue-se a um ideal de vida, busque dentro de você aquela força, aquela garra de transformar o mundo. O mundo é tão grande, não deixe serem apenas os seus problemas o seu mundo. Acorde em você aquele gigante adormecido, tome consciência da sua vida, dos seus sonhos. Na expressão de Jesus: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, vem e siga-me” (citação). A felicidade não está na chegada, mas no caminho que se vai traçando. Neste caminho tem cruzes, elas são necessárias para o nosso crescimento e amadurecimento. Assuma a sua cruz e tome as rédeas de sua vida em suas mãos.

Quero encorajá-lo a se engajar no mundo, na sua transformação. Encontre na nossa Igreja esta força para construir a felicidade. Busque viver sua fé numa comunidade paroquial, num grupo de jovens, no amor aos mais pobres e doentes. Estes precisam da sua colaboração. Busque tirar de dentro de você a gratuidade da vida, partilhe isso com os outros.

Viva uma vida de comunhão com o próximo, cultive as amizades verdadeiras, conheça o amor, reserve o tempo necessário para a oração diária, a meditação da Palavra de Deus, a vida de Eucaristia. Leia um bom livro, abrace pessoas queridas, pratique esportes, toque algum instrumento musical, aprecie a arte e o lazer, viva o seu cotidiano com intensidade e paixão.

Por fim, querido amigo, se me permite assim chamá-lo, não deixe que as tecnologias eletrônicas sejam a razão de sua existência. O mundo precisa de pessoas batalhadoras, empenhadas, dedicadas como você. Quem não tomar a sua cruz todos os dias não alcançará a felicidade plena. Abrace esta sua cruz, siga Jesus Cristo, e nascerá em você outra pessoa. Estou com você, não tenha medo, rezo por você todos os dias, porque você é muito precioso aos olhos de Deus. Conte sempre comigo!

Abraço de pai e irmão!
Maringá-PR, outubro de 2010.
Dom Anuar Batistti
Arcebispo da Arquidiocese de Maringá