Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que quer dizer a "Bíblia"?

O QUE QUER DIZER “BÍBLIA”?

Deriva do termo grego biblos. Traduzido, significa livro. A cidade portuária libanesa de Biblos abastecia o mundo antigo com o papiro, o mais importante material usado na escrita. Talvez por isso, entre os gregos, livro se diz biblos. Para os cristãos, a Bíblia é um livro muito especial, o mais importante de todos. Eles o chamam de Sagrada Escritura e Palavra de Deus.

POR QUE A BÍBLIA É CHAMADA “ LIVROS DOS LIVROS”?

A Bíblia não está dividida apenas em duas partes, Antigo e Novo Testamento. Nela está reunida uma grande quantidade de escritos e livros. Na verdade, a Bíblia é uma biblioteca. O Antigo Testamento se compõe de 46 livros distintos; o Novo Testamento, de 27. Por conseguinte, a primeira parte da Bíblia é muito mais extensa do que a segunda. Levando-se em conta o número de páginas, o Antigo Testamento é quase quatro vezes maior do que o Novo. Cada um dos livros da Bíblia foi escrito em tempos diferentes e a partir de diversas circunstâncias. Muitos deles, porém, conservam memórias e experiências que se deram entre o povo de Deus – dos israelitas até os primeiros cristãos. Assim como é possível fazer experiências com Deus de várias maneiras, também os textos que narram essas experiências são completamente diversos. Alguns dos livros bíblicos são bastante breves e outros, muitos longos. Há cartas e livros históricos, narrativas e regras de vida, canções e orações, textos proféticos e leis. Visto que a Bíblia é um livro tão especial, existem também edições dela excepcionalmente esplêndidas. Algumas são em couro, incrustadas com ouro ou com pedras preciosas. Em antigos mosteiros, podemos admirar esses exemplares magníficos. Há Bíblias pequenas e grandes, edições completas ou parciais, nas quais figura apenas o Antigo ou o Novo Testamento. A palavra “Bíblia” não aparece nenhuma vez na bíblia. Ali se fala de Palavra de Deus, de Escrituras ou de Cartas.


CONTEÚDOS DAS VERDADES ESSENCIAIS DO CRISTIANISMO PARA O CRESCIMENTO DA FÉ CRISTÃ.

SIGNIFICADO DO NOME JESUS CRISTO

O nome Jesus (abreviação de Jehoshua, Josué) era bastante corrente em Israel. Significa : Deus (Javé) salva. Jesus cumpre a promessa do seu nome: Ele é o salvador, traz a salvação. É por isso que o chamamos Salvador e Redentor. Cristo é a tradução da palavra hebraica “Messias”, “Ungido”. Um título atribuído aos reis de Israel. Os reis e os sacerdotes, ao serem entronizados nos seus cargos, eram ungidos com óleo sagrado, sinal de que tinham o direito de agir em nome de Deus. Quando Israel fala do Consagrado, do Messias, trata-se do rei que, enviado e protegido por Deus,deve libertar o povo da dominação romana e reinar em Jerusalém, sentado no trono de Davi. Os cristãos confessam que Jesus de Nazaré é o Messias, o Filho de Deus. Mas não é um rei vulgar. Quando, em Cesaréia, S.Pedro reconhece que Jesus é o Messias, Jesus começa a anunciar a sua paixão: a sua realeza messiânica irá revelar-se verdadeiramente na cruz, onde dá a vida pelo seu povo (CIC 440). No batismo e na confirmação, os cristãos são ungidos com óleo sagrado (o santo crisma), sinal eficaz de que pertencem à comunidade de Jesus Cristo, que lhes dá o seu Espírito.

JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS

Jesus, o Messias, fala de Deus como nenhum outro: de maneira direta e íntima. Em tudo o que diz ou faz, Ele é um com o Pai. Conhece a vontade de Deus. Por isso, pode contradizer os doutores da Lei quando estes, em nome de Deus, restringem a liberdade dos homens que lhes são confiados, dificultando-lhes a vida.

Fonte: Projeto de evangelização virtual da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória de Maringá-PR
www.catedraldemaringa.com.br