Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dom Anuar escreve sobre Fátima e o Congresso Eucarístico

O dia 13 de Maio é o dia de Nossa Senhora de Fátima, mãe generosa e acolhedora que, num longínquo 1917, apareceu pela primeira vez a três pequenos pastores.

Desde 1917, peregrinos de todos os cantos do mundo visitam, em Portugal, a Cova de Iria, local de suas seis aparições. Atualmente, cerca de quatro milhões de pessoas por ano colocam os pés naquele solo sagrado. Frei Ives, Vigário Geral da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo, SP, faz uma reflexão sobre a importância da mensagem de Fátima.

Compartilhe esses momentos de sabedoria. O grande papel de Nossa Senhora de Fátima não é contar segredos e sim lembrar que Deus existe, nos ama, pode nos salvar e deve ser amado.

Ressalta Frei Ives: “Sua mensagem é dirigida ao mundo moderno, um mundo devastado pela guerra e pela fome. Está escrito no Velho Testamento: os homens devem largar as lanças e voltar para os arados. Cultivar a terra, voltar para casa. O problema da fome no mundo é muito mais uma questão de solidariedade, fraternidade e partilha do que de produção.

Fátima tratou de problemas complexos com crianças analfabetas, isso é admirável. Não se deve buscar sensacionalismo em suas mensagens. Seus conselhos são os de toda mãe: estudem, ganhem conhecimento, ganhem dinheiro, progridam, tenham sucesso, mas não esqueçam de Deus, não deixem o mundo materialista fazer com que esqueçam de Deus. Se não, tudo isso perde o sentido. Sejam solidários e fraternos sempre”. (cf. site: www.catequisar.com.br).
Neste dia também começa o Congresso Eucarístico Nacional. Lembro aqui a saudação do Papa Bento XVI, dirigida no último domingo: “Dirijo uma saudação especial ao povo brasileiro que vai se reunir na sua capital, Brasília, para celebrar o XVI Congresso Eucarístico Nacional, de quinta-feira a domingo próximos, com a presença do meu enviado especial, o Cardeal Dom Cláudio Hummes.

No lema do Congresso, aparecem as palavras dos discípulos de Emaús: ‘Fica conosco, Senhor’, expressão do desejo que palpita no coração de todo ser humano.

Possais todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia. É justamente no Santíssimo Sacramento do Altar que Jesus mostra a sua vontade de estar conosco, de viver em nós, de doar-se a nós.

A sua adoração leva-nos a reconhecer o primado de Deus, pois só Ele pode transformar o coração dos homens, levando-os à união com Cristo num só Corpo. De fato, ao receber o Corpo do Senhor ressuscitado, experimentamos a comunhão com um Amor que não podemos guardar para nós mesmos: este exige ser comunicado aos demais para assim poder construir uma sociedade mais justa.

Por fim, estando próximo o encerramento do Ano sacerdotal, convido todos os sacerdotes a cultivarem uma espiritualidade profundamente eucarística, a exemplo do Santo Cura D’Ars que, buscando unir o seu sacrifício pessoal àquele de Cristo atualizado no Altar, exclamava: ‘Como faz bem um padre oferecer-se em sacrifício a Deus todas as manhãs!’.

E enquanto invoco, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as maiores graças do céu para que alimentados pela Eucaristia, pão da Unidade, se tornem verdadeiros discípulos missionários, a todos concedo benevolente Bênção Apostólica”.

Acompanhe pelas TVs Canção Nova, Século 21, Rede Vida, Terceiro Milênio, Aparecida, o desenrolar do Congresso Eucarístico e, na sua paróquia, as iniciativas de oração e vigílias de adoração a fim de que o clamor, “Fica Conosco, Senhor” seja elevado de norte a sul, de leste a oeste, ao Senhor Jesus, pão da unidade de todos os discípulos e missionários.

Dom Anuar Battisti é arcebispo metropolitano de Maringá