Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Carta de Pe João Caruana ao Pe Genivaldo Ubinge

Oi Genivaldo!

Então o ano está terminando, Pe. Obelino está mudando, eu estou ficando, e você está chegando!

Este ano aqui tinha problema de Nova Mamore, que consista numa pequena vila, e umas 49 comunidades espalhados por 500 kilometros quadrados... O calculo é meu! Obelino fez o que podia... três vezes durante o ano ele nos chamou uns três ou quatro padres, para visitar as comunidades mais distantes... Cheios de aventura cruzando um monte de pontes...!!!!Um mais traiçoeiro do outro!!!!

Agora, parece que Dom Geraldo conseguiu fechar uma parceria com uma Diocese de Minas Gerais que vão mandar dois padres para esta paróquia de Nova Mamore!! Deixa-me dizer que Maringá perdeu uma oportunidade não ter pegado mais está paróquia - estamos aqui por quase dez anos... desde que eu mudei pra cá, em Maringá foram ou estão sendo ordenados uns 8 padres ....Maringá está de parabéns........

A Paróquia N.S. Aparecida é bonita, diria uma paróquia compacta, com umas sete capelas fora da matriz, e mais umas cinco comunidades rurais... você não tendo a preocupação que Obelino tinha, elas podem ser bem trabalhadas por você....e eu ao lado pronto pra fazer o que precisa.......fora disso tem Padre Willian que e´ reitor aqui perto e ia gostar ajudar você também....na hierarquia ele se considera em baixo de mim........e semana passada O BISPO DISSE que um tal de Padre Silva, jovem também, brincalhão, paulista mas que já trabalhou aqui há alguns anos foi escolhido para pastoral da juventude de umas quatro dioceses da CNBB na nossa região, e quando sobrar tempo para ele, o bispo sugeriu que ele pode ficar na nossa paróquia também!! Vai ser pelo menos... divertido!!!!!!!!!!

Após da Páscoa Papa Bento vai visitar Malta, na oportunidade de 1950 anos desde a vinda de São Paulo á Malta... e decidi de ir.....os amigos de Malta, me falaram que vai ser bonito...então......(você superior, não reclame não)..Quando eu era seminarista celebramos 1900 anos da vinda do Paulo...no tempo de Papa João XXIII -,,o gordinho ...não olha para mim!!!

Aquele projeto de criar "A linha seis da CNBB na Paróquia" mostra que vai sair... Apresentamos um pequeno resumo na Assembléia da Paróquia e PR Obelino encorajava muito eles... Claro eu vou estar bem perto...mas gostaria de ser desde o inicio ......projeto da paróquia....e para que isto acontecer...pessoal deve sentir que o pároco quer isto.......! Por causa disso a fala de Obelino na Assembléia era importante. Eu não estava porque fui bem no interior de Nova Mamore atrás um casamento.....

Pe. João Caruana
Guajará-mirim - Rondônia
21 - 12 - 2009


Por hoje só!
Já mandei Feliz Natal... então um Feliz Ano Novo...(Lula ta bom não ta bom!)