Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sugestão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guajará-Mirim

“GRUPO DA LINHA SEIS”

Como resultado do Décimo Segundo Inter-Eclesial em Porto Velho a nossa paróquia N.S. Aparecida instituiu o “Grupo Da Linha Seis” da CNBB, qual linha se preocupa com a conscientização e transformação da sociedade. Pretendemos de trabalhar com todas as pessoas de boa vontade da nossa cidade que se preocupam com este aspecto da vida do nosso povo.

NOSSA LEMA : “CEBs: Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue coisas extraordinárias”.
- Dom Moacyr no Inter-Eclesial

Em cima do que foi relatado pelos delegados e delegadas voltando do Inter-Eclesial, e a luz dessa declaração de Dom Moacyr que ele atribuiu a um provérbio Africano,
Nós como Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guajará-Mirim estamos sugerindo o seguinte trabalho:

Meio Ambiente:
(1) da uma olhada aos afluentes dos rios e vê em que situação eles se encontram, para que se precisar chamamos a atenção das autoridades;
(2) o que mais chama a nossa atenção na cidade é a quantia de datas vazias, algumas delas até, pertencem a nossa Diocese. Então vamos estudar a possibilidade de plantar hortas comunitárias, aprendendo de experiências que não deram certo e outras que deram certo.
(3) estudar a falta de arborização na cidade e como isto pode ser resolvido. O desmatamento que houve nas nossas redondezas nem respeitou o verde na cidade, menos ainda!
(4) acompanhar o projeto federal da regularização fundiária da Amazônia. Tem muito pessimismo entre os agricultores, que é fruto de um cumulo de decepções durante varias décadas de um lado, e falta de informação melhor do outro lado, arriscando que alguns agricultores ficam pra trás!
(5) à noite o ambiente no centro da paróquia como também nos bairros – mais ainda - é muito escuro no modo que dá medo se você precisar andar nas ruas, como acontece, por exemplo, com os nossos jovens voltando das aulas.

Outras Pistas de Ação podem ser: estudar os projetos federais e estaduais tais como projetos em favor da juventude, a saúde do povo, a lei Maria Penha, erradicação do trabalho infantil, cidadãos sem documentos básicos, famílias que tem direito para a bolsa família, melhorias nas delegacias e acompanhamento das famílias dos presos, farmácia popular, restaurante popular, lei nova da adoção, e vê o que precisa ser feito para que estes projetos e muitos outros cheguem à nossa cidade - talvez, um dos meios, seria dando mais importância para os vários Conselhos Municipais e acompanhar mais de perto a Câmara Municipal, e abre um canal de diálogo com a prefeitura.

Concluindo
O Conselho Paroquial autorizou os delegados e delegadas que participaram no Décimo Segundo Inter-Eclesial em Porto Velho para que no primeiro momento eles assumam como núcleo, este trabalho, no sentido que até o fim do ano eles organizam diálogos dentro da paróquia. Este trabalho deve ser transversal para usar uma frase de “Aparecida” que significa que este trabalho é aberto a todos os integrantes de todas as pastorais e movimentos.

E também este núcleo base deve dialogar com grupos que não façam parte do nosso Conselho Paroquial, ou nem católicos são, mas que como nós tem a mesma preocupação com os mais fracos na nossa cidade tais como associações de bairro, colégios, representantes dos imigrantes, dos povos indígenas e assim por diante. É responsabilidade desse pequeno núcleo de sugerir a este Conselho, concluídos estes diálogos até o fim do ano, uma estrutura melhor para cuidar desse trabalho.

Acreditamos que com a melhoria estrutural que houve na nossa paróquia nestes últimos anos, a Paróquia está pronta para dar este passo pra frente que a Igreja está pedindo de nós, e que ela como luz e sal dentro da cidade possam se tornar o elo que falta entre o nosso trabalho e várias iniciativas leigas que se encontram nos nossos bairros, praticando assim inclusive o ecumenismo neste trabalho de conscientização e Promoção Humana.


Felipe Pachuri
Maria Antonia da Costa Oliveira
José Emilson Vieira Dias
Elda Yacresa de Noira
Pe.João Caruana