Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sábado, 14 de novembro de 2009

Seminário realizado pelas Caritas em Maringá-Paraná

Seminário Economia e Vida Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010
Maringá - Paraná

Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”

Realização Caritas Brasileiras apoio Caritas Regional do Paraná

A Caritas Brasileiras através do Secretariado Nacional e com apoio das Caritas Regional do Paraná aconteceu o Seminário Economia e Vida na Paróquia Santo Antonio em Maringá Paraná, e contou com a presença de 123 pessoas de 11 Dioceses e Arquidioceses, aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro de 2009.

Estiveram presentes várias lideranças dentre elas Arcebispos, Padres, Pastores, Diáconos, Economistas, Religiosas, Representantes do CONIC, Caritas Nacional, Teólogos, Regional Caritas do Paraná, Conselho de Leigos, Pastorais Sociais, Representantes de outras Igrejas, simpatizantes do tema discutido e demais convidados da comunidade local.

O objetivo do Seminário foi refletir a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, que tem como tema “ECONOMIA E VIDA” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt.6,24)”.Esta temática vem para contribuir com a sociedade para a construção de alternativas que visem a promoção e as ações na perspectiva de uma Economia Solidária que se coloca a serviço da vida. Fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir de esforços conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.

Na metodologia Ver, Julgar e Agir, o sábado iniciou com uma análise da realidade feita pelas professoras de economia Kezia e Paula da Feceia Apucarana, e em seguida teve a apresentação de experiências de Economia Solidária feita por técnicos da Cooperativa de Crédito Rural Cresol com fundos rotativos, Cefúria sobre o Clube de Troca e a moeda social e demais experiências de ação da Caritas Brasileira na organização desta economia a partir, dos fundos solidários e Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS) organização de grupos de catadores e outros grupos da economia solidária.

Os participantes do seminário foram acolhidos nas casas dos paroquianos, traçando um laço de muita amizade e calorosa fraternidade e de conhecimento entre eles do que é Caritas e Economia Solidaria. No Domingo alem de conhecer a realidade através do filme produzido pelo CONIC, encaminhamos algumas estratégias sobre a articulação e animação da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, nas dioceses e arquidioceses do Paraná, foi apontado uma equipe de referência para cada província eclesiástica do Regional Sul II da Cnbb. Para se estender a conciliação entre o bem Comum e o bem particular, é indispensável o exercício de duas Virtudes – a caridade e a Justiça. Bem comum é o conjunto de condições sociais que permitem e favorece, às pessoas o desenvolvimento integral da personalidade. Pio XII afirma que a riqueza de uma nação não mede por critérios quantitativos, mas pelo bem-estar do seu povo. Que este primeiro Seminário possa ter colaborado no despertar de cada um de nós que se fez presente deste Paraná todo em busca de uma economia com solidariedade e muita vida para todos nós.


Mario Santos
Secretario do Regional Paraná
Rosângela Ferreira
Secretaria do Conselho regional