Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Bispo elogia padres diocesanos e reclama da sua instabilidade em Guajará Mirim (RO)

Pe. Pedro Odair Machado*

O bispo de Guajará Mirim – Rondônia, Dom Geraldo Verdier, participa da posse de Dom Celso Antônio Marchiori e pede para que missionários de Apucarana permaneçam, em sua diocese, um ano ou dois a mais. O projeto missionário firmado entre as dioceses irmãs prevê a presença dos padres naquela região por 02 anos.
“O povo se queixa muito da mudança de padres. Dois anos são bons para adaptação e depois, infelizmente, têm que retornar. A instabilidade de nosso clero será resolvida com um clero diocesano, mas por enquanto, necessitamos, durante longos anos, dos missionários das Igrejas irmãs. Só peço aos bispos que deixem mais um ano”, solicita Verdier.

Padres Diocesanos dão salto de qualidade
Ele revela que está muito contente com os padres diocesanos, porque são muito bem formados e zelosos. Conforme Dom Verdier, antes os padres religiosos faziam apenas quatro visitas às comunidades rurais que são numerosas. Agora os padres diocesanos visitam mensalmente dando um salto de qualidade na animação das comunidades e na formação dos leigos. Tudo é fruto do trabalho destes padres e das também das irmãs, das quais algumas são as irmãs Damas da Instrução Cristã de Maringá, as Irmãs de São Carlos de Lion também desta região e de outras congregações.
“Eu vejo uma diferença muito grande nas Visitas Pastorais na zona rural. Tudo está bem organizado com o culto dominical e catequese. Agradeço de coração estas Igrejas irmãs sem as quais não poderíamos crescer, sobretudo, no setor das vocações quando jovens vêem estes padres jovens ardorosos, animados e felizes”, observa ele.

Bispo completa 29 anos em Guajará Mirim no dia 25 de outubro
O Bispo de Guajará Mirim conta que veio da França para o Brasil há 44 anos. Depois de 10 anos, em São Paulo, foi para Rondônia como Missionário, onde andou pelos rios e pelas matas. “E num belo dia, isto faz 29 anos, no dia 25 de outubro agora, fui nomeado bispo de Guajará Mirim”, revela Verdier.
A Diocese de Guajará Mirim é do tamanho de Portugal com 90 mil km² e tem 1100 km² de rio ao longo da fronteira da Bolívia. Ele diz que é uma diocese um pouco chilena por ser longa e estreita. “Foi uma luta para mim, pois quando assumi a diocese, tínhamos apenas 05 padres”, afirma.
“Atualmente tenho 21 padres dos quais 02 de Maringá – PR que estão há mais tempo, 03 de Apucarana - PR, 02 de São José do Rio Preto – SP, 01 indiano, 05 claretianos espanhóis, 01 francês e 02 do Haiti. Tenho ainda duas quase paróquias enormes que não têm padres. Eu espero conseguir dois padres de Minas Gerais para o ano que vem”, acrescenta o bispo.

Vocações sacerdotais em Guajará Mirim
Dom Geraldo comenta que se prepara para ordenar jovens brasileiros, um deles inclusive, em julho de 2010. Atualmente, ele tem 04 seminaristas na Teologia e um em estágio e 07 na Filosofia. Os da Filosofia estudam, em Porto Velho (RO). “Antigamente, eles ficavam em Maringá, mas agora temos o seminário maior de Filosofia. Porém, a Teologia não há ainda na região, então eles ficam aqui com teólogos de Apucarana e, provavelmente, ainda durante alguns anos terei que enviá-los para cá”, explica.
Verdier diz que investe também na vocação dos diáconos permanentes com 26 candidatos e o diácono permanente Celso da Silva de Apucarana trabalha na formação deles.

Dom Geraldo e Dom Luís Vincenzo
Para o bispo Verdier, o seu encontro com Dom Luís Vincenzo Bernetti foi como um milagre de Deus. Ele conta que estava necessitando de padres e o padre Jefferson o aconselhou a visitar Dom Luís. O Bispo diz que não o conhecia e foi sem muita esperança. “Porém encontrei um homem aberto que me disse: ‘o senhor está pedindo e é o primeiro que me pede então, o senhor vai receber’. Imediatamente ele me mandou não somente um padre, mas dois padres e um diácono permanente. Foi para mim uma espécie de oxigênio para desafogar a nossa região sul da diocese”, finaliza Dom Geraldo Verdier.

*ssessor diocesano da Pastoral da Comunicação
Pároco da Paróquia Cristo Rei de Apucarana – Pr.