Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ato de luta: um ano do assassinato da pequena Rachel!

UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES CONVIDA:
ATO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E MENINAS!

Por mim,
Por nós!!!
E pelas outras....

O Fórum Popular de Mulheres, a União Brasileira de Mulheres – Seção Paraná e a União Paranaense de Estudantes Secundaristas, entidades de defesa dos direitos da mulher por sua emancipação, defesa dos direitos da criança e do adolescente e da educação pública, gratuita e de qualidade vem a público manifestar nossa tristeza e nossa indignação e alertar a população que no dia 03 de novembro, faz um ano que a pequena Rachel, de apenas nove anos, foi brutalmente assassinada e seu corpo, achado em uma mala, na rodoviária de Curitiba.
Diante de toda a tristeza e dor devemos refletir o que estamos preparando para as nossas futuras gerações, como estamos construindo nosso futuro e o futuro de milhares de meninas e meninos, que sociedade e perspectivas são apresentadas e nossas crianças em seu cotidiano e em sua caminhada, em seus sonhos, anseios e fundamentalmente, em seu futuro.


Neste momento milhares de crianças e mulheres está sendo vítima de todo tipo de violência, física, moral, sexual. Muitas tragédias particulares são desenhadas no interior de paredes e mordaças, e nenhuma ação, nenhuma palavra. Silêncio! Isso é o que apresentamos como resposta a crueldade e a desumanidade vivida. Impotência é assim que agimos diante de tamanha opressão. Indiferença, conformismo e cumplicidade, por não querer me envolver e não denunciar.

Esta violência contra a mulher, contra as adolescentes e contra as crianças denominada violência de gênero (violência contra a mulher na vida social privada e pública), ocorre tanto no espaço privado quanto no espaço público e pode ser cometida por familiares ou outras pessoas que vivem no mesmo domicílio (violência doméstica); ou por pessoas sem relação de parentesco e que não convivem sob o mesmo teto.

O silêncio e a impunidade são cúmplices da violência. Por isso mesmo, é fundamental que toda sociedade denuncie a violência contra as mulheres e meninas que ainda ocorre em silêncio em tantos lares e no conjunto da sociedade.

Precisamos dar um basta nesta situação!

POR UM MUNDO DE IGUALDADE, CONTRA TODA OPRESSÃO!!!


Pelo fim da violência contra as mulheres e meninas!
Pelo direito a uma vida sem violência!

Participe do ato dia 03 de Novembro às 10 horas da manhã - Rodoviária de Curitiba em frente ao Bloco Interestadual

REDAÇÃO DA RACHEL QUE FOI PREMIADA
Minha Família tem cada História

Vou te contar a minha história, a história da minha família!
Minha família começou em Paranaguá com os tupis-guarani, eu acho!
Meus antepassados tinham culturas diferentes da nossa cultura de hoje.
Muitos morreram ou foram se espalhando pelo mundo, indo de geração em geração até chegar em mim.
Hoje existem muitos de minha família no país inteiro ou só no Paraná, não sei.
Só sei que meus próximos parentes tenham o mesmo orgulho de ser INDÍO!

Fazemos o melhor para o mundo
Unidos
Trabalhamos
Unidos
Reformando
O mundo
Viva a família!
Sou Rachel Maria, essa é a minha história, qual é a sua?

Rachel Maria Lobo Oliveira Genofre (Redação premiada no concurso da Biblioteca Pública do Paraná em )

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E A CRIANÇA: DENUNCIE:

Central de Atendimento à Mulher – Disque 180
Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Curitiba - 3338-1832
DEAM Curitiba - 3219-8600
Contra Abuso Sexual e Exploração Infantil – Disque 100


· Participe da missa no dia 06 de novembro (sexta-feira) às 19 horas na Igreja São Cristovão. Rua Santa Catarina, 1661, Vila Guaíra, Curitiba - Paraná. A igreja fica entre as Ruas Rio Grande do Norte & Rua Paraíba.


Contatos: União Brasileira de Mulheres – Seção Paraná:
Fone: Elza Campos – 9901-8699 e Carol – 8814-3634.
Elza Campos
"CONTINUAREMOS LUTANDO PELO BOM, PELO MELHOR, PELO JUSTO"