Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sábado, 8 de agosto de 2009

Papa pede ajuda solidária para reduzir o escândalo da pobreza na Argentina

Para o Papa, a ajuda solidária permite “reduzir o escândalo da pobreza e da desigualdade social, dando assim cumprimento às exigências evangélicas que exortam a criação de uma sociedade mais justa e solidária”. “O Santo Padre pede aos cristãos e aos que participam da coleta um esforço solidário que contribua para a redução do escândalo da pobreza e da iniquidade social, cumprindo assim as exigências evangélicas que tornam possível uma sociedade mais justa e solidária”, disse o núncio apostólico, Adriano Bernardini em sua mensagem emitida pela Comissão Episcopal de Ajuda às Regiões Mais Necessitadas.

Depois de cumprimentar os promotores, colaboradores e participantes da Coleta ‘Más por Menos’, cuja quadragésima edição acontecerá em setembro com o lema ‘Maior solidariedade para uma menor exclusão’, Bento XVI reiterou “viva gratuidade” a todos os que venham a contribuir e ao bom resultado dessa campanha solidária.

A habitual mensagem papal tomou outra dimensão em meio à polêmica entre o governo e a Igreja em função dos índices de pobreza no país. Enquanto o governo através das estatísticas do Indec afirma que a pobreza está por volta de 15%, o presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, o bispo Jorge Casaretto, estima que está próxima de 40%.

Os frutos da quadragésima edição da coleta que se realizará em setembro, serão distribuídos entre as 25 dioceses divididas em cinco níveis de prioridade para a construção de casas, micro-empreendimentos de trabalho e renda e restaurantes comunitários, entre outros projetos.