Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 16 de julho de 2009

“O salto do investimento direto estrangeiro no Brasil”

Por Enio Verri
Eu quero comentar um dado muito importante divulgado nesta semana pelo Banco Central. São dados econômicos que atingem diretamente a vida de todos os brasileiros. A grande notícia é que o investimento direto estrangeiro no Brasil atingiu a cifra de US$ 11,2 bilhões, entre janeiro e maio deste ano. Isso é um recorde.
Esse dinheiro não foi investido em especulação no setor financeiro. Na verdade, os investidores estrangeiros investiram no setor produtivo, gerando empregos e pagando impostos.
Desde o ano de 1999, o País não recebia tantas somas em investimentos, conhecidas como IED – Investimento Direto Estrangeiro. Este fato comprova que o governo Lula está correto na política que vem desenvolvendo. Para quem tem memória curta, lembro que em 99 entrou muito dinheiro em nosso país, na forma de IED, em função das privatizações. Foi o auge da venda de estatais, a maioria delas lucrativas, para a iniciativa privada, tudo sob o comando do governo de Fernando Henrique Cardoso. Foi um período de grande concentração econômica. As empresas nacionais estavam quebrando, por falta de políticas sérias, e as estrangeiras comprando o que podiam. E o pior de tudo é que postos de trabalho foram fechados e nenhum emprego foi gerado.
Nas grandes cidades do Paraná, o grande exemplo desta concentração de capital são os supermercados. Hoje, a maior parte das grandes redes são multinacionais que foram compradas naquele período. Em função das ações implantadas pelos governos Lula e Requião, as nossas empresas tornaram-se mais fortes, geram mais empregos, impostos e renda.
O capital estrangeiro que chega ao país encontra hoje um ambiente favorável para a sua multiplicação, graças às políticas públicas aqui implantadas e que estão conseguindo reduzir as desigualdades sociais, com a melhora na qualidade de vida do povo brasileiro. O cenário mudou para melhor e a prioridade do governo Lula é garantir os direitos dos cidadãos para que o país continue com um desenvolvimento sustentável. Ao contrário do que acontecia na época dos governos neoliberais, as nossas empresas são respeitadas e o mercado brasileiro é visto como grande consumidor.
O presidente Lula mudou radicalmente a imagem do país lá fora e atrai o capital estrangeiro, não o especulativo, mas investidores que ampliam as empresas existentes no Brasil, gerando mais empregos e trazendo para o nosso país novas tecnologias. Enquanto se fala em crise no resto do mundo, nós estamos vendo o Brasil crescendo, desenvolvendo e proporcionando, a cada dia, uma sociedade mais justa e mais preocupada com o cidadão. As cifras alcançadas com o investimento direto estrangeiro no país, sem dúvida nenhuma, é uma grande notícia para todo o povo brasileiro.

Enio Verri e deputado estadual do PT, Secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná e professor licenciado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).