Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 23 de março de 2009

Campo Mourão e Pitanga devem receber Centro da Juventude

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), aprovou a construção de 30 Centros da Juventude para os próximos dois anos no Paraná, sendo um deles para Campo Mourão e outro em Pitanga.
O projeto foi apresentado pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj) e será financiado com recursos do Tesouro do Estado através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O valor total do investimento é de R$ 60 milhões.
A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, disse que diversos critérios foram adotados para a seleção das cidades que vão receber os Centros da Juventude. Foi levado em consideração, por exemplo, o número de homicídios na população entre 15 e 19 anos; apreensões de adolescentes devido ao envolvimento com drogas; violações de direitos fundamentais previstos Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a procedência de internação nos Centros de Socioeducação – municípios com demanda superior a quatro adolescentes.
A demanda de população jovem de cada um dos municípios a ser atendido também foi levada em consideração na seleção das cidades. “Os Centros da Juventude são espaços abertos ao público em geral, mas que priorizam os jovens com vulnerabilidades e em exposição ao risco da violência”, explicou Thelma.
Segundo a assessoria de comunicação da Secj, além de Campo Mourão e Pitanga, as cidades que inicialmente serão contempladas com os Centros da Juventude são: Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Guarapuava, São José dos Pinhais, Paranaguá, Castro, Maringá, Prudentópolis, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Irati, Apucarana, Lapa, Francisco Beltrão, Toledo, Pinhais, Umuarama, Telêmaco Borba, Paranavaí, São Mateus do Sul, Cambé, Palmas, Laranjeiras do Sul, Jacarezinho e Guaratuba.
Fonte: Tribuna do Interior