Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Trazer ao Coração

Nada melhor do que recordar, “trazer ao coração”, fatos, acontecimentos, datas comemorativas, enfim, lembranças gravadas no coração e na vida pessoal, social e eclesial.

Quero aqui trazer à memória e ao coração a solene Ordenação Episcopal de nosso querido primeiro Arcebispo de Maringá, em Ribeirão Preto, no dia 20 de janeiro de 1957.

Há 52 anos, dava-se o início do ministério de Dom Jaime Luiz Coelho, cujo futuro ninguém podia imaginar. Essa é uma data que traz ao coração de Dom Jaime lembranças que só ele pode contar.

Muitas delas estão escritas na bela obra “A Igreja que brotou da mata”, de autoria de nosso querido Monsenhor Orivaldo Robles. Ali, pode-se conhecer um pouco mais, na intimidade, a vida, o pensamento e o trabalho desse homem com quem Maringá vem convivendo desde 24 de março daquele ano.

Com certeza, todos, do presente e do passado, que conheceram ou conhecem esse amado pastor do rebanho que está em Maringá, levam na mente a memória de fatos e, nos álbuns, muitas fotos que fazem reviver momentos importantes, como as confirmações, as visitas pastorais, as celebrações de padroeiros, as reuniões e as assembléias de pastoral, enfim, o serviço incansável de um homem escolhido para servir, e não para ser servido.

Essa é uma das marcas que caracteriza o exercício ministerial nesta longa caminhada no pastoreio do rebanho que está nesta Igreja ParticularDiante deste monumento falante da história de nossa Igreja e da sociedade maringaense, fica difícil relatar os fatos, ou até mesmo mencionar méritos, porque tudo tem a marca e os sinais de um verdadeiro pastor que veio para conhecer o rebanho e chamar as ovelhas pelo nome, ser conhecido e conhecer essa porção do povo de Deus, a ele confiada.

Todos devem concordar comigo que, a exemplo do Mestre dos Mestres, ele veio para dar a vida e dar sem medida, sabendo conservá-la até agora, por graça de Deus, com perfeita saúde.

Devemos reconhecer os méritos pessoais, mas, certamente, render graças pelas infinitas graças que Deus derramou em abundância sobre nosso primeiro Arcebispo. “Tudo é graça, de graça recebemos e de graça também damos.”

Com a simplicidade de nosso coração, queremos orar agradecidos ao Deus da vida, dizendo “Obrigado, Senhor, pela vida e pelo ministério de Dom Jaime Luiz Coelho.

Pedimos, Senhor, que sua vida seja, cada vez mais, um testemunho de quem sempre soube amar e construir o Reino nesta Arquidiocese, no Regional Sul II e na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Obrigado, Dom Jaime, por ter marcado o coração e a mente de todos nós com seu exemplo e sua pregação. Que o Senhor da vida e da história nos dê a graça de continuar construindo juntos uma Igreja cada vez mais missionária e discípula de Jesus, Caminho, Verdade e Vida”.

Dom Anuar Battsti
Arcebispo de Maringá