Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Javé, Deus dos oprimidos

Sandro Galazzi

O problema de Abraão era a falta de primogênito. Sem primogênito o clã não tem futuro. Seguindo os costumes do clã, Sara autoriza Agar a ter um filho com Abraão, mas quando ela mesma fica gestante, não aceita que o filho de Agar seja o primogênito e herdeiro do clã e a faz expulsar. A experiência de Agar é, porém, ligada a uma nova compreensão de Deus.
Em Bersabéia (extremo Sul de Canaã) ela descobre que Deus ouve o grito do pequeno (Gn 21,17). Esta será a base da fé em Iahweh que será, posteriormente assumida pelo Êxodo (2,22; 3,7).
É o momento de fazer uma reflexão histórico-teológica sobre a origem do nome de Iahweh.
Dois antigos hinos, o cântico de Débora e a bênção de Moisés, registram o momento em que Iahweh ainda não tinha se tornado o Deus excludente e ciumento do palácio e do templo de Jerusalém.
Iahweh! Quando saíste de Seir, quando avançaste nas estepes de Edom, a terra tremeu. troaram os céus, as nuvens desfizeram-se em água, os montes deslizaram na presença de Iahweh (o do Sinai), diante de Iahweh o Deus de Israel (Jz 5, 4-5)
Iahweh veio do Sinai, alvoreceu para eles do Seir, resplandeceu do monte Fará, das miríades de Cades veio a eles, desde o sul até às encostas. Sim, tu que amas todos os povos, todos os santos estão em tua mão (Dt 33,2-3)
Farã: um monte, na região do deserto na península do Sinai, onde morou Ismael o primogênito de Abraão e de Agar (Gn 21,21).
Seir: um outro monte, em Edom, ao leste de Farã, ao leste do caminho da Arabá, terra de Esaú, o primogênito de Isaac (Gn 36,8).
Antes de ser o Deus de Israel, Iahweh foi o Deus de Ismael e de Esaú, os irmãos afastados para longe para não atrapalhar a bênção dos eleitos; assim como foi afastado Madiã, o meio irmão de Ismael, filho de Abraão e de Quetura (Gn 25, 1-6).
Nas terras de Madiã, ao sul do deserto de Farã, Moisés saberá que o Elohim de Abraão, de Isaac e de Jacó, tem outro nome, nome já conhecido pelos que foram rejeitados, nome já celebrado nas terras de Farã, de Seir, de Edom, de Madiã: seu nome é Iahweh!
O profeta Habacuc, mais tarde, também, lembrou:
Eloá vem de Temã, e do monte Farã vem o Santo. (Hab 3,3)
Temã era o netinho de Esaú (Gn 36,15).
É um Iahweh que veio do sul e alcançou as encostas. Um Iahweh que ama todos os povos.
Iahweh o Deus dos hebreus nos encontrou! (Êx 3,18; 5,3)
Deus dos hebreus, dos hapirus[1], dos marginalizados, dos que eram considerados bandidos, Iahweh que resplandecia em Farã, que troava e fazia chover em Seir, Iahweh de Ismael, de Esaú, de Edom, de Madiã, de todos os povos!
Mais tarde, Davi irá trazer a arca de Iahweh para Jerusalém e Salomão irá construir para ela um templo e trancará a arca no santo dos santos, protegida pelos querubins que impedirão a aproximação do povo.
Bastou isso para fazer de Iahweh um Deus excludente, ciumento, fechado a qualquer diálogo com as outras nações.
É um Iahweh que há milênios não consegue conviver com mais ninguém, nem com Alá, nem com Jesus, hoje, de maneira especial, quando Alá e Jesus, também, acabaram tendo as mesmas características excludentes e ciumentas de quem é incapaz de diálogo.
Iahweh, Alá, Jesus, o deus das malditas guerras santas!
Em nome da paz e do diálogo é preciso recuperar o Iahweh de Farã, de Edom, de Seir, de Madiã, de Temã, dos hebreus, dos pobres e oprimidos, sejam eles judeus, árabes ou cristãos, negros ou brancos, mulheres ou homens.

[1][1] Segundo muitos estudiosos a palavra hebreu e a palavra hapiru têm a mesma raiz. Hapiru é a palavra que gerou a palavra hebreu.