Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SBM e CTM-SENAI firmam parceria para curso de aprendiz de programador

A associação Software By Maringá (SBM), com apoio do Centro Tecnológico de Maringá – Senai e do Arranjo Produtivo de Software (APL) de Maringá está trabalhando para suprir a demanda por mão-de-obra nas empresas de tecnologia da cidade e também dar oportunidade de qualificação a jovens de escolas públicas. A SBM lançou o Curso de Programador de Software, dentro do Programa Saber TI, que deverá encaminhar os melhores alunos para as empresas locais.
As inscrições para o curso já estão abertas. Haverá uma pré-seleção dos candidatos no dia 22 no Senai. O curso tem um caráter social e é totalmente gratuito. Só poderão participar da seleção jovens entre 17 e 22 anos que tenham concluído ou estejam freqüentando, no mínimo, o último ano do ensino médio em escolas públicas. que pertençam a famílias com renda variando entre 2 e 8 salários mínimos (2 salários mínimos per capita no máximo).
A seleção será através de prova escrita. Os candidatos responderão questões de matemática, português, conhecimentos gerais e lógica. Os inscritos que tirarem notas acima de 7 partirão para uma entrevista. Mais informações sobre o processo de inscrição poderão ser obtidas no site http://www.saberti.com.br/ – regulamento.
Serão formadas duas turmas, com 30 alunos cada, que terão aulas com conteúdo bastante específico. “Nós moldamos a grade curricular de acordo com as necessidades das empresas de TI”, explica o coordenador do Programa Saber TI, Edney Marcos Mossambani O curso tem duração de um ano.
A expectativa dos organizadores é de que acima de 90% dos alunos aprovados no final do curso saiam com emprego garantido. A área de TI tem obtido crescimentos acima da média dos demais setores produtivos, assegurando crescente numero de vagas e um retorno salarial geralmente 30% acima da média do mercado em geral.

O que é a SBM
A SBM - Software By Maringá, é a nova denominação da Next – Núcleo de Excelência em Tecnologia da Informação de Maringá, que tem sede na Associação Comercial e Empresarial de Maringá - ACIM. A ong é uma associação de empresas da área de TI, interessadas no desenvolvimento do setor. As empresas associadas à SBM fazem parte do Arranjo Produtivo Local na área de Tecnologia da Informação.