Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

“NÃO VOS INQUIETEIS POR COISA ALGUMA”(Fl.4,6)

Certamente nestes dias, vivendo às vésperas de mais um pleito eleitoral, vale recordar que antes de tudo devemos acreditar na força de um Deus que sabe e conhece as nossas necessidades. Sabe e conhece, por isso não precisamos fabricar e nem mesmo articular o que nós pensamos ser necessário. Mesmo fazendo tudo o que se pode e o que é permitido neste pleito, muitos vão ficar para outra vez. Sempre haverá decepções, frustrações, e diante de todo um jogo de interesses, cabe a nós, eleitores, votar com consciência, sem nos apegarmos a promessas pessoais.

Penso que a recomendação do Apóstolo Paulo, escrevendo aos Filipenses, nos recorda algo fundamental: “Não vos inquieteis por coisa alguma. Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas necessidades em orações e súplicas, acompanhada de ação de graças”(Fl 4,6). Como seria diferente se em tudo tivéssemos esta atitude sobrenatural, onde valesse a intervenção de Deus antes de qualquer cálculo humano. Como seria diferente se em tudo tivéssemos a ousadia de dar a Deus preferência e não às manipulações de quem deseja o poder; como seria diferente se antes de tudo pudéssemos olhar para o alto e colocar Nele todas as nossas preocupações, antes de buscar conchavos e alianças para conseguir a qualquer preço nossos fugazes propósitos.

Com certeza, muitos nestes dias perdem não só o sono, como também a própria dignidade fazendo coisas do “arco da velha”, coisas lícitas e ilícitas para alcançar êxito na eleição. O mais importante é que o candidato deve demonstrar interesse e disposição em trabalhar pela comunidade, em benefício de todos. Vale hoje e sempre, não a nossa petulância e muito menos a arrogância em ocupar cargos públicos e sim a humildade e a disposição em servir. Somos hoje um povo que caminha para a construção de uma sociedade justa e solidária. Que todos nós eleitores saibamos escolher com a consciência limpa aqueles que realmente merecem a nossa confiança e nossa plena credibilidade.

Esperamos e acreditamos que, além das promessas, existem pessoas comprometidas com a vida desde a concepção até a morte natural. Acreditamos que além dos projetos humanos as mentes e os corações estejam abertos ao infinito, à inspiração divina, cuja luz ultrapassa todo entendimento e faz enxergar o invisível aos olhos humanos. Esperamos que cada cidadão ou cidadã, seja capaz de um sério discernimento antes de depositar o seu voto na urna, no próximo domingo. Esperamos como alguém que sabe em quem depositou a sua esperança. Acreditamos que além de nosso pobre entendimento, saibamos buscar em Deus a luz para todas as nossas preocupações.

Assim estamos vivendo não só para o hoje, para o aqui e o agora. Somos um povo que sabe esperar, mas também que sabe cobrar de quem mereceu a nossa confiança. Ninguém tem aqui morada permanente, construímos aqui o que vamos receber na outra vida. Somos o que somos pela graça de Deus, diz ao Apóstolo da Nações. Então precisamos recordar o que diz Jeremias 17, 5: ”Maldito o homem que confia no homem”. A nossa confiança nunca decepcionará porque sabemos em quem depositamos o nosso presente e o nosso futuro. Precisamos contar com seres humanos, limitados e frágeis, mas ao mesmo tempo nunca faremos deles deuses ou semi-deuses, donos da verdade e da vida. Serão sempre limitados como é limitado o nosso entendimento. Vale apenas nos inquietar com as verdadeiras necessidades, dobrando os joelhos diante do Senhor, da vida presente e futura.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá