Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Formação realizada pelas CEBs na Região Pastoral Oeste - Arquidiocese de Maringá – 19/10/2008

Alegramos com a participação amiga do Pe Cícero, Pe Dirceu, Pe Onofre e a Irmã Francisca.
O encontro foi muito participativo.
Todos e todas se sentiram bem à vontade e as trocas de experiências foram riquíssimas.
Com o tema: CEBs desafios e compromisso na Arquidiocese de Maringá o encontro foi espaço para enriquecer o entendimento do que são as CEBs.
Procuramos desenvolver o encontro conforme a dinâmica e a pedagia das CEBs.
As celebrações nos levou a sentir a presença amiga de nosso Deus que caminha conosco e teve como objetivo ser umas das sugestões de celebrações que as nossas CEBs podem estar realizando para cativar e acolher o Povo e leva-los a ser Igreja.
Síntese da partilha
- as CEBs tem que agir conforme a Palavra de Deus, elas precisam achar solução para trazer os afastados e ajudar os pobres.
- se queremos a descentralização precisamos das CEBs.
- acreditamos nas CEBs e essas precisam ser reavivadas por que elas estão enfraquecidas em nossa região pastoral, tem CEBs que tem apenas dois ou três grupos e muitas comunidades segue o padre e não a Jesus.
- há muita dificuldade no surgimento de novas lideranças que pode ser resolvido se as CEBs forem fortalecidas e sendo possível levar para cada CEB as pastorais e alguns movimentos.
- acreditamos que as CEBs acolhem só que não é isso que vem acontecendo, as lideranças precisam ter consciência da importância de ir até o povo e de acolher bem, inclusive nas portas da Igreja antes das missas.
- acreditamos que com as CEBs acontece à volta do povo para a Igreja.
- precisam acontecer as missas nas CEBs porque envolve as pessoas e tem que ser bem acolhedora.
- não temos ainda CEBs formadas, acreditamos nelas e estamos caminhando para nos organizarmos em CEBs o primeiro passo que estamos fazendo são as celebrações da missa nos quarteirões.
- os grupos de reflexão estão enfraquecidos, não atrai mais, estamos realizando o terço com reflexão de 15 em 15 dias, a experiência esta sendo positivo e vem atraindo até as crianças.
- as lideranças têm dificuldade de ser servido, precisa praticar o ato de ser servido.
- o mundo oferece tudo menos Jesus.
- as CEBs tem que acolher mais a juventude assim como toda a Igreja.
- as CEBs tem que insistir no convite e quando aceito acolher muito bem.
- a presença dos padres nas CEBs é importante.
- os padres precisam ir às CEBs e visitar os grupos de reflexão.
Outro momento riquíssimo que compôs a formação foi o repasse do V Intereclesial das CEBs que aconteceu no mês de abril na cidade de Foz do Iguaçu com o tema: CEBS Ecologia e Missão e o lema: Do ventre da terra o grito que vem da Amazônia.
Com carinho e ternura agradecemos à participação dos leigos, leigas, dos padres, da religiosa, a paróquia Sagrado Coração de Jesus que nos concedeu o local e a todos e todas que contribuíram para que realizássemos o encontro.
Lucimar Moreira Bueno (Lucia)
Coordenadora Arquidiocesana das CEBs
CEBs – Comunidades Eclesiais de base