Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dia Nacional de Luta pela Soberania Alimentar e Contra o Agronegócio

16 de outubro
No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, as mulheres dos Movimentos da Via Campesina realizam mobilizações em todo o país na luta pela Soberania Alimentar e Contra o Modelo do Agronegócio.
As camponesas denunciam os altos preços dos alimentos e o modelo agro-exportador do agronegócio que destrói a natureza, contamina o solo, produz a monocultura e escraviza os trabalhadores.
Soberania Alimentar
Um povo só alcança sua soberania alimentar quando os camponeses tiverem o controle sobre as sementes e a produção de alimentos. Combatemos o agronegócio, que mercantiliza nosso alimento e, conseqüentemente, a própria vida. Lutamos para construir um novo modelo de desenvolvimento do campo, com prioridade para o abastecimento do mercado nacional, que valorize, o meio ambiente e a vida humana, garantindo assim as futuras gerações.
Produção de alimentos saudáveis
As camponesas cobram do Governo Federal a criação de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento da agricultura camponesa e agroecológica, com subsídios e créditos agrícolas especiais aos Assentamentos da Reforma Agrária e os pequenos camponeses.
O cultivo agroecológico é um instrumento de resistência contra esse modelo de "globocolonização", ao qual o Brasil está submetido, e no qual cumpre o papel de produtor de matéria prima para sustentar o padrão consumista dos países "desenvolvidos". Restando a miséria e a fome ao povo brasileiro.
A consolidação de um modelo baseado na agroecologia só será possível com a realização da Reforma Agrária e por meio de um amplo processo de educação do campo. Os trabalhadores lutam pelo direito de ter onde produzir alimentos para o sustento de suas famílias e para o abastecimento do mercado local, assegurando a soberania alimentar do país.

MULHERES DA VIA CAMPESINA EM DEFESA DA VIDA E DA SOBERANIA ALIMENTAR
REFORMA AGRÁRIA JÁ!