Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

CAMPANHA: Toda solidariedade ao povo do Haiti

*Estimados companheiros e companheiras,*
Nós, movimentos sociais brasileiros, entidades de direitos humanos e pastorais sociais, dentre outros, estamos engajados numa campanha de solidariedade ao povo do Haiti.

No próximo dia 10 de outubro serão realizadas manifestações de solidariedade em várias capitais brasileiras e em outros países da América Latina. Outras ações e atividades também estão sendo organizadas até o dia 15 de outubro, prazo máximo para a renovação da permanência das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). É importante que o máximo possível de organizações e movimentos realizem atividades em suas comunidades, cidades, regiões.

Veja o que você e sua organização podem fazer.

Algumas de nossas entidades estão também empenhadas em realizar uma campanha de doações solidárias (alimentos, roupas). Estas coletas podem ser organizadas na sede das próprias organizações.

No entanto, sem dúvidas, o mais importante que temos a fazer é expressar nossa solidariedade política, já que estamos em dívida com o povo do Haiti. Isso significa: exigir de nossas autoridades a imediata retirada das tropas militares brasileiras de invasão.

*Você pode ajudar, é simples!*

No próximo dia 15 de outubro vence a licença que a Organização das Nações Unidas (ONU) concedeu para a presença das tropas estrangeiras no Haiti, o Congresso Brasileiro, assim como o parlamento de outros países que tem tropas lá, deve aprovar ou não a extensão de seu mandato. Portanto, essa permissão precisa ser renovada e aprovada pelo Congresso.

Diante disso, pedimos que cada entidade, pessoa de boa vontade, movimento, envie mensagens (sugestão abaixo) para os endereços de autoridades brasileiras (contatos abaixo), com cópia para PAPDA e Jubileu Sur/Haiti : camillecha@yahoo.fr e para Jubileu Sul/Brasil: jubileubrasil@terra.com.br

*MODELO DE CARTA*

Endereços eletrônicos das autoridades brasileiras para envio da carta:

Dep. Arlindo Chinaglia, Presidente da Câmara dos Deputados:presidencia@camara.gov.br e solange.loiola@camara.gov.brSenador Heráclito Fortes - Presidente da Comissão de Relações Exteriores: scomcre@senado.gov.br e heraclito.fortes@senado.gov.brMinistro Celso Amorim, Ministério das Relações Exteriores: maria.laura@mre.gov.brMinistro da Defesa: ministro@defesa.gov.brMinistra da Casa Civil: casacivil@planalto.gov.brSecretaria Geral da República: sg@planalto.gov.brGabinete pessoal do presidente: gabinete@planalto.gov.br

Sugestão de mensagem para as autoridades:(Pode ser assim, como sugerimos, mas cada um pode também ficar à vontade para escrever do seu jeito)

Estimados Ministros e Parlamentares Brasileiros,

Nós, os movimentos sociais brasileiros, estamos envergonhados pelo triste papel que as tropas militares brasileiras vêm desempenhando no Haiti. Não se tem notícia na história da humanidade que uma tropa de ocupação estrangeira tenha contribuído na melhoria das condições de vida de um povo. E muito menos na sua libertação!

Imaginem o contrário:se houvesse tropas estrangeiras no nosso País, qual seria a posição de vocês?

A presença das tropas brasileiras no Haiti é inaceitável. Além de nos envergonhar como povo, fere duramente a soberania do heróico povo haitiano, que sofre todas as mazelas de anos de exploração.

Nosso apoio deve ser material, de intercâmbio educacional e cultural, jamais militar.

O que as Nações Unidas estão gastando (cerca de 600 milhões de dólares por ano) para manter as tropas no Haiti é mais do que o necessário para resolver os problemas fundamentais de seu povo: a falta de energia, alimentos, moradia, educação e emprego.

Vergonhoso também é saber que as tropas brasileiras estão alojadas nas dependências de uma universidade - que deveria estar sendo utilizada para cultivar o conhecimento.

Nesses quatro anos, não há notícias de nenhuma melhoria nas condições de vida dos haitianos Pelo contrário, há inúmeros registros de violação dos direitos humanos pelas próprias tropas estrangeiras que invadiram o paísNós, como movimentos sociais brasileiros, nos dispomos a ajudar da forma que o povo do Haiti solicitar.

Sabemos que o Congresso Nacional brasileiro precisa renovar a licença para a manutenção das tropas militares naquele país. Apelamos para vossas consciências. Retirem o quanto antes as tropas brasileiras daquele país e ofereçam, em troca, ajuda econômica, médica, educacional, e o que mais for necessário para, de fato, oferecer solidariedade ao Haiti. Esta sim seria uma missão prudente, humanitária e necessária.

Atenciosamente.

Letraviva - MST Informa
http://www.mst.org.br