Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Formação realizada pelas CEBs na Região Pastoral Centro - Arquidiocese de Maringá - 14/09/2008

Foi um encontro “gostoso”

Alegramos com a visita amiga de Pe Altair e a presença do Pe Sidney assessor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que encerrou o encontro com alguns comunicados.

O encontro foi muito participativo. Todos e todas se sentiram bem à vontade e as trocas de experiências foram ricas.

Com o tema: CEBs desafios e compromisso na Arquidiocese de Maringá o encontro foi espaço para enriquecer o entendimento do que são as CEBs.

O entusiasmo e a alegria que ao decorrer do encontro se tornavam visível na face dos presentes vieram reforçar a convicção de que as CEBs são o sonho de Deus.

Procuramos desenvolver o encontro conforme a dinâmica das CEBs.

A celebração nos levou a sentir a presença amiga de nosso Deus que caminha conosco e teve como objetivo ser uma das sugestões de celebração que as nossas CEBs podem estar realizando para cativar e acolher o Povo, revelando a face materna e paterna de Deus.

O encontro foi todo partilhado e conforme algumas orientações as duvidas com relação o que são as CEBs foram esclarecidas e os testemunhos foram riquíssimos.

Mesmo diante dos desafios a certeza do crescimento que nossa arquidiocese terá com a prioridade CEBs foi muito expressivo.

Tínhamos como objetivo fazer uma avaliação por paróquia, mas como tivemos que fazer o encontro só na parte da manha e não ate às 16 horas conforme programado não foi possível realizar, mas pela participação e partilha deu para ter a certeza que foi muito bom.

Na partilha acolhemos a riqueza reconhecida de nossas CEBs:
- Uma Igreja acolhedora;
- Uma Igreja que levará a Palavra de Deus até o povo;
- Uma Igreja que assuma a fé e vida;
- Uma Igreja missionária;
- Uma Igreja mais participativa e comprometida;
- Uma Igreja que envolverá e fará com que o povo seja participativo;
- Uma Igreja presente e organizadora do povo;
- Uma Igreja presente no mundo.

Outro momento riquíssimo que compôs a formação foi o repasse do V Intereclesial das CEBs que aconteceu no mês de abril na cidade de Foz do Iguaçu com o tema: CEBS Ecologia e Missão e o lema: Do ventre da terra o grito que vem da Amazônia.

Com carinho e ternura agradecemos à participação dos leigos e leigas, a paróquia Divino Espírito Santo que nos concedeu o local e a todos e todas que contribuíram para que realizássemos o encontro.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)
Coordenadora Arquidiocesana das CEBs
CEBs – Comunidades Eclesiais de base