Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

EU SOU LEIGO NESTE ASSUNTO

EU SOU LEIGO NESTE ASSUNTO”

Quem sabe você já ouviu esta expressão, usada várias vezes para dizer que não se entende daquele assunto ou não sabe interpretar aquele tema proposto. Leigo, no vocabulário cotidiano, traz a conotação de ignorante, por fora da conversa. Talvez você também ainda pense assim. Dentro da linguagem de nossas comunidades eclesiais, entendemos exatamente o contrário. Leigo ou os fiéis leigos, são cristãos que pelo batismo fazem parte do Povo de Deus e participam da mesma missão de Cristo que é o serviço, o anúncio da boa nova do evangelho e a autoridade de governo para o bem comum.

Por isso, neste fim de semana, recordamos na Igreja, a missão de todos os batizados que, comprometidos com Cristo, querem assumir cada vez mais a transformação da realidade que vivemos, pela força da palavra e do testemunho. Batizados e batizadas que vivem a sua filiação divina, levando no coração a força evangelizadora para mudar o mundo em que vivemos. Então “os leigos são homens e mulheres da Igreja vivendo no coração do mundo, e homens e mulheres do mundo vivendo no coração da Igreja”. É neste caminho de mão dupla que entendemos a força e o protagonismo dos cristãos hoje. Como membros fiéis aos ensinamentos do Evangelho e da Igreja levam para dentro de todas as estruturas um estilo novo de vida.

Como diz o Documento de Aparecida: “Sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribua para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho. O espaço próprio de sua atividade evangelizadora é o mundo vasto e complexo da política, da realidade social e da economia, como também da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos meios de comunicação social, e outras realidades abertas à evangelização. Como o amor, a família, a educação das crianças e adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento”(DA 210).

Recordo a missão e o protagonismo, mas recordo com gratidão todos os leigos e leigas da Igreja que vivem os mais variados ministérios dando o próprio testemunho dentro e fora da Igreja. Como é gratificante ver cristãos comprometidos com uma política séria, justa, buscando o bem comum de todos. Como é gratificante observar inúmeros leigos e leigas no mundo da educação vivendo na fé a missão de educar para a vida. Como é gratificante ver empresários fazendo de suas empresas não só lugares de trabalho, mas promotores da vida com dignidade. Como é gratificante ver leigos e leigas comprometidos nas obras sociais dando a vida diuturnamente para recuperar a cidadania e a dignidade humana de jovens, crianças e adultos. Como é gratificante ver leigos e leigas nos mais variados ministérios para anunciar com a vida e a palavra que um mundo diferente é possível. Essa é a missão urgente e necessária dos cristãos leigos e leigas.

Envio a minha saudação amiga a todos vocês, cristãos comprometidos na transformação das estruturas injustas, na busca de maior dignidade para todos, no compromisso de levar a vida do evangelho no coração do mundo, no esforço permanente de educar na fé todos os sedentos do pão da verdade. A todos os leigos e leigas principalmente os mais de três mil catequistas que dedicadamente doam tempo e experiência na transmissão dos valores evangélicos e cristãos, suplico a benção de Deus, para vossa perseverança e fidelidade a Jesus, caminho, verdade e vida, até o fim.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá