Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ação de Graças pelos 84 anos da Paróquia da Santíssima Trindade


IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL - DIOCESE ANGLICANA DE SÃO PAULO

Na bela manhã de 18 de maio (Domingo da Trindade) e inspirada pelo lema de 2008 “Acolhida, Diversidade e Ampliação”, a Paróquia da Santíssima Trindade completou seus 84 anos de testemunho evangélico no Centro da Cidade de São Paulo.
Pela primeira vez o Bispo Diocesano Revmº Dom Roger Douglas Bird visitou a Trindade para exercer seu ministério pastoral de confirmar novos membros na Comunhão Anglicana e instituir ministros leigos para serviço da comunidade.
O Bispo Roger Bird iniciou os trabalhos com uma reunião com a Junta Paroquial da Santíssima Trindade. Na ocasião foram prestados relatórios de trabalho administrativo e pastoral da Junta e do Reitor.
O 1º Guardião, Sr.Eduardo Pretel, deu as boas vindas especialmente ao Bispo Diocesano e manifestou na saudação ao Povo de Deus a felicidade daquele encontro. “Nesses 84 anos de vida comunitária queremos inspirados e inspiradas pelo símbolo trinitário agradecer a Deus pelas bênçãos derramadas em nosso meio e também renovar nossa aliança com a Santíssima Trindade. Nessa manhã de grande alegria queremos também receber os novos membros na Comunhão Anglicana e acolher os Ministros Leigos de nossa Paróquia”.

Na celebração, durante sua homilia, o Bispo Roger ressaltou o papel do ser humano no mundo e da responsabilidade que tem em preservar a criação. Destacou também o papel missionário da Igreja, pois, como discípulos de Jesus, somos convidados a levar seus ensinamentos e práticas a todo mundo.
O pároco Reverendo Arthur Cavalcante apresentou 12 pessoas ao Bispo Diocesano para serem confirmadas e recebidas na Comunhão Anglicana. Em seu 3º ano no exercício de suas funções na reitoria da Paróquia, 27 pessoas se tornaram membros efetivos da comunidade do Centro de São Paulo.
O Bispo Roger admitiu ao ministério leigo o Dr. Prof. Ideraldo Beltrame e o Sr. Prof. Tommaso Besozzi. Ambos coordenarão trabalhos pastorais junto à comunidade durante três anos fortalecendo assim o papel missionário da Paróquia.
A Paróquia ampliou os seus serviços religiosos oferecendo mais uma celebração no horário vespertino das 18h30, além do culto matutino das 10h30. Ainda nesse semestre de 2008 iniciará um trabalho chamado de Culto nos Lares, permitindo trabalhar com as famílias, amigos e vizinhos dos seus paroquianos.

Dia 18 de maio foi também o Dia Mundial da Conscientização por uma vacina anti-HIV. A Paróquia da Santíssima Trindade tem buscado seu espaço profético junto à sociedade encarando os desafios do seu tempo. Atualmente tem contribuído teologicamente e pastoralmente nos problemas que envolvem o HIV/AIDS. Na celebração litúrgica dos seus 84 anos, através de uma litania especial, conduziu o povo a orar com confiança: “Livra-nos do preconceito e do estigma social que estimula gestos sem compaixão como a marginalização das pessoas que vivem com o HIV/AIDS. A ti pedimos que não deixes apagar a esperança teimosa que arde nos corações pela busca de uma vacina eficaz para o tratamento dos teus filhos e filhas”.
Durante o almoço descontraído após a celebração, muitos paroquianos puderam conversar e trocas idéias com o Bispo Roger.
Na foto: Bispo Roger, Clérigos e Ministros Leigos