Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 31 de julho de 2008

GOEBELS CONTINUA TENDO MUITOS ADEPTOS NO BRASIL

Estimados amigos e amigas do MST

1. O Programa nacional de educação na reforma agrária: PRONERA, foi institutido durante o governo FHC, com recursos do INCRA e se destina a viabilizar cursos formais, de ensino médio, superior e cursos de alfabetização para público beneficiário da reforma agrária. O programa é um sucesso. Já preparou mais de 50 mil jovens e adultos. Mais de 3 mil jovens do campo estão cursando agora a universidade, que seria impossivel nas condições normais, pois vivem no campo. E todos eles permanecem morando em suas comunidades rurais.

2. Os custos dos cursos são bancados pelo Incra e repassados diretamente para as universidades, em geral públicas, estaduais ou federais. Os seus orçamentos sempre estão aquem dos custos médios dos cursos normais das universidades.

3. Todos os cursos tem um exame vestibular que seleciona entre diferentes candidatos. Alguns vestibulares tem alto índice de concorrência, exatamente porque são abertos a todos os assentados ou filhos de assentados, independente de qual movimento pertençam.

4. Os Estudantes candidatos devem ser vinculados a programas da reforma agrária, em todo país. Não precisam estar vinculados a nenhum mvoimento, e quando são, existente estudantes que seus pais ou eles estão ligados aos mais diferentes movimentos, sindicatos, igrejas, etc. que existem no meio rural.

5. Nenhum aluno recebe nenhum centavo de bolsa.

6. Os cursos são organizados na metodologia da alternancia. Ou seja, os estudantes ficam dois meses na universidade e depois regressam para sua comunidade por dois ou tres meses. E há cursos, por exemplo de pedagogia, que são dados apenas nas férias, pois muitos estudantes são tambem professores de escolas primarias de assentamento, que fazem cursos superiores para cumprir a lei.

7. As despesas de passagem dos estudantes de suas comunidades rurais até a universidade são custeadas por eles mesmos, seus familiares ou movimentos a quem pertencem.

8. O curriculum de todos os cursos é organizado pela universidade. Todos os cursos têm aprovação pelos Conselhos das Universidades e devem atender à legislação do MEC, específica para cada curso.E algumas materias optativas são oferecidas aos estudantes que as escolhem, como desejarem.

9. Os professores pertencem ao quadro da universidade ou são convidados de outras universidades e atualmente não recebem nada mais para lecionar nesses cursos.

10. Agora, leia o editorial do Estadão, para ver como o sr. Goebbels continua fazendo escola...

Secretaria nacional do MST